Bem-vind@s ao blog Filoso-Filhas!

Para as mulheres que manifestam a beleza e as dificuldades deste mundo...desta vida.

A partilha dos pensamentos que constróem montanhas e movem moinhos.

Poste aqui seus aprendizados e angústias!



Dedico este blog à minha mãe que me inspira a pureza do amor e da fé....Luz Helena.



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fantasmas!?!









O diretor da escola com um semblante feliz,  entrou na sala de aula e disse:
- “ A nossa escola foi premiada com 5 alunos que participaram do concurso literário, sobre contos de nossa língua portuguesa; gentilmente oferecido pelo prefeito da cidade ! Estes alunos já foram notificados e estão com as malas prontas, preparados para viajar amanhã para Portugal ! Este concurso entusiasmou a todos, incentivou a ter mais conhecimento de nossa língua. Todos ficaram na maior expectativa de ganhar a viagem, porém digo que, de nossa escola foram excelentes trabalhos. Foi difícil escolher o melhor ! Parabéns a todos !”
No dia seguinte, lá foram os pequenos sortudos, acompanhados pelo diretor, que em sua posição de pessoa idosa, foi muito difícil controlar a ansiedade daquele grupo radiante de felicidade... mas para qualquer pessoa seria impossível, não  olhar para aqueles olhinhos curiosos ao atravessarem o oceano de avião ! E imaginar a coragem dos antigos navegadores com suas precárias naus para fazer a travessia daquela imensidão de água!
Viajar! Vivenciar coisas contadas somente nos livros escolares.
Foi muita novidade, nos passeios, nas comidas!!
Mas... o que chamou atenção e que marcou esta viagem para todos eles, foi a maravilhosa biblioteca medieval fundada pela realeza, mais ou menos no ano de 1378. Tão gigantesca, que ficaram pequenos diante da grandeza e beleza do lugar! As colunas dos livros eram tão altas que se perdia de vistas.
O diretor ficou assombrado com as grandes obras da literatura universal e os manuscritos antigos! Acabou se distraindo e se distanciou dos pequenos.
As crianças também ao se depararem com o lugar monumental e as leituras interessantes,  esqueceram das horas, que foram passando e anoitecendo. Lá dentro começou a ficar escuro e tenebroso, levando os pequenos a achar um certo mistério... De repente, eles perceberam os livros se movimentarem sozinhos e alguns até caírem! Tantos movimentos estranhos! Parecia que alguém estava ali a procurar algo entre os livros!
Eles olharam hipnotizados para aquela situação.
Muito pior foi o susto
...

...quando “alguma coisa” começou a passar por cima das cabeças muito rápido e fez até levantar seus cabelos. As pernas tremeram, ficaram paralisados sem falar!
Só se viam os olhinhos de todos, virando pra lá e pra cá, acompanhando os movimentos dos livros se mexendo e “aquela coisa” ou “coisas” fazendo barulhos: zum e zum, zumm!
Foram momentos de pavor! Dentro de um mundo fantasmagórico! As  coisas, agora eram muitos, a rodopiar e até chegaram a bater, trombar com seus corpos! E o barulho aumentava cada vez mais, ensurdecendo as crianças. Aterrorizadas todos gritavam ao mesmo tempo:
- Socorro! Tem fantasma aqui! Querem nos pegar!
- Socorro! Vamos correr! Eu senti passar por mim!
- Socorro!!! Quero sair!
- Eu também senti que ele vai me pegar!
Os gritos foram tão fortes que ecoaram naqueles labirintos de livros fazendo com que o barulho “daquelas coisas” aumentasse, e o pavor com toda confusão!!
Nisto... os meninos ouviram pegadas fortes correndo e se aproximando... um vulto de mulher!
Uma senhora de cabelos brancos soltos esganiçados como o de uma bruxa!
Ora, era só a bibliotecária! Com uma cara de furiosa, disse muito brava...
- Silêncio! Calma! Não tenham medo!
Os meninos olharam espantados para aquela figura com lábios trêmulos e disseram ao mesmo tempo:
- Quero ir embora! Tem fantasma aqui!! Apontando para os livros que se mexiam.




A mulher soltou uma sonora e forte gargalhada que até parecia de bruxa mesmo! E disse:
- Calma meus filhos, são apenas morcegos! Nossos queridos amiguinhos que nos prestam muito favor... é que já chegou a hora deles começarem seus trabalhos de limpeza!
 Eles, os morcegos limpam para nós, comendo as traças, baratas, cupins e até ratos, para a boa conservação dos livros mais antigos!
Então, todos disseram:
- Ahh! Que nojo! Eles querem nos comer também! Quero ir embora! Não quero ficar mais aqui! Não gosto de morcegos! Aihh, que medo! Por favor!! Onde é a saída??
- Está bem meus filhos, está na hora mesmo! Voltem amanhã cedo. Na parte da manhã eles dormem!
Nisso, apareceu o diretor e todos juntos correram até ele para abraça-lo com tanto carinho e mostrando um grande alívio, que ele ficou admirado com esta atitude, ficou até emocionado.
O grupo ficou mais alguns dias, passearam por outros locais encantadores e retornaram muito felizes e com mais esta história impressionante para contar aos seus amigos e que ficou bem guardada em suas lembranças.
Mas que naquele momento foi como se tivessem visto mesmo fantasmas!
Mas tudo foi uma ilusão da cabeça ...somada com escuridão e mistério!
Fantasma não existe!  
                                                                                                                                                                                                    Alice Baroza Brochetto



PS.: Todos os lugares e situações mencionados são fruto da imaginação da autora, qualquer semelhança é mera coincidência...


Um comentário:

  1. Minha mae Alice tem 79 anos e muita imaginação!!
    Escreve muito...Li o conto e resolvi publicar,apenas gostaria de poder ilustrar melhor a estória...
    Mas, esse já é outro capítulo!!
    Amigos, aguardo comentários.
    Até mais, enjoy it

    ResponderExcluir